3 ações para aumentar as vendas no início do ano

Confira 3 ações para aumentar as vendas no início do ano

Muitos empreendedores podem ter dificuldade em aumentar as vendas de verão no varejo, e é fundamental elaborar ações estratégias para enfrentar o início do ano.

Nesse caso, uma das práticas mais adotadas são as promoções, uma vez que os meses de janeiro e fevereiro compõem a temporada de liquidações que acontece em todos os setores do comércio.

Essa alternativa pode ajudar as lojas a manter seu faturamento em uma época de menor procura, mas exige atenção.

“É uma ótima oportunidade para liberar o estoque de produtos com baixa procura e abrir espaço para novos itens. Mas é preciso planejamento para não ter prejuízo”, reforça Priscilla Levinsohn, diretora de Marketing do Colinas Shopping.

Veja ideias criativas para aumentar as vendas de verão de maneira estratégica e não comprometer os lucros.

Os desafios das vendas no mês de janeiro 

Se os meses de novembro e dezembro são marcados pelo aquecimento do comércio, janeiro é conhecido por ser uma época desafiadora no varejo.

Isso é resultado de uma série de fatores, principalmente pelos gastos com as festas de fim de ano, como o Natal.

Simultaneamente, os pais se preocupam com a compra de materiais escolares e com o pagamento de impostos, reduzindo o orçamento nesse período.

Assim, o comércio sofre com uma queda significativa nas vendas, e precisa de estratégias para superar esses desafios.

3 dicas para aumentar as vendas no início do ano

Para manter o faturamento no mês de janeiro, existem algumas dicas que podem ajudar o varejo. Veja 3 indicações para aumentar as vendas de verão no seu negócio:

1. Diversifique os tipos de promoções

Propor promoções não é o suficiente para chamar a atenção do consumidor. Por isso, pense em formas de diversificar as suas campanhas.

Por exemplo, ofereça cupons de desconto, desenvolva ações de redução de preço exclusivas e promova lives especiais para atrair o público digital. Unir os dois formatos de compra é uma das tendências em alta, segundo Priscilla Levinsohn no portal Exame.

Esses formatos não apenas atraem o público, como destacam a sua loja dos concorrentes, permitindo aumentar as vendas no verão.

2. Uso e abuse do marketing

Em épocas de menos vendas, o marketing se torna um importante aliado do varejo. Assim, é importante ter uma boa publicidade.

Use as redes sociais para divulgar produtos, contate os clientes por e-mail marketing e utilize mais de um canal de publicação, online ou offline.

 

Além disso, especialistas indicam combinar mais de uma campanha na sua divulgação. “Para divulgar, uma sugestão é organizar lives e oferecer descontos especiais para o público que estiver acompanhando, além de publicar conteúdos nas redes sociais e investir na comunicação visual da loja física e online”, orienta Priscilla Levinsohn.

3. Mantenha sempre uma alta qualidade no atendimento

Para aumentar as vendas no início do ano no varejo, é essencial manter a qualidade no atendimento. Afinal, é igualmente importante fidelizar o cliente, e não apenas concluir a venda.

Esse elemento costuma ser negligenciado em época de grandes promoções no comércio. Para Priscilla Levinsohn, as liquidações costumam aumentar a quantidade de clientes, por isso, é importante preparar o time de vendas para manter a qualidade no atendimento e conseguir repor produtos. Se a promoção é através do e-commerce, é fundamental que a plataforma suporte mais acessos do que o comum.

Por isso, treine seus colaboradores para manter o nível de atendimento no varejo. Isso irá refletir na sua marca e construir uma imagem positiva para a sua loja.

Qual a melhor forma de aumentar as vendas de verão?

Cada varejo irá identificar um desafio para superar no mês de janeiro, e, por isso, a melhor forma de aumentar as vendas de verão variam conforme o negócio.

No entanto, ter boas campanhas de promoção, divulgar sua marca e priorizar os clientes são dicas padrão, recomendadas por especialistas, que podem ajudar qualquer empreendimento, mesmo no início do ano.

Mais Notícias

Notícias Relacionadas

Advertisment

Últimas Notícias

Reginaldo Leme participa da APAS Show junto a empresa de Sistemas de gestão para Supermercados RP INFO

O jornalista esportivo Reginaldo Leme marcou presença na edição deste ano da APAS Show e reforçou o compromisso da RP INFO com soluções tecnológicas...

Ascensão das MediaTechs: Como a Inovação em meios de comunicação e Tecnologia está Redefinindo o Setor no Brasil

Revolucionando o mercado de Mídia e Tecnologia as novas empresas de produção de conteúdo multimídia estão Transformando o Setor de Comunicação e Impulsionando o...

Pesquisa: esses são os hábitos que arruínam os relacionamentos amorosos

Comunicação, confiança, tempo de qualidade e uso excessivo do celular são os primeiros da lista.O Brasil Apostas, o site mais confiável de notícias sobre...