Conheça os tipos de holding, aprenda como atua uma empresa holding, e muito mais sobre esse modelo de negócio!
Como Funciona uma Empresa Holding?
Você já deve ter ouvido falar sobre holding, modalidade que vem crescendo no país. Mas, você sabe exatamente do que se trata? Neste post, vamos esclarecer todas as dúvidas sobre como funciona uma empresa holding.
O que é Holding?
Holding é uma empresa formada com o intuito de captar cotas e ações de outras organizações. Dessa forma, ela é responsável pela administração e política de outras empresas. O principal propósito de uma holding é a proteção patrimonial, sucessão hereditária e economia de impostos. É ela que realiza a gestão e a tomada de decisão da sociedade, já que é a sócia principal da negociação.
Tipos de Holding
Veja abaixo os tipos existentes que podem te auxiliar a entender como funciona uma empresa holding:
- Pura: seu propósito é zelar pelo capital das empresas envolvidas, realizando o gerenciamento das empresas envolvidas e conduzindo as decisões políticas e operativas.
- Mista: é a mais usada no país. Além de se envolver com o capital social, realiza também atividades operacionais, com prestação de serviços civis e comerciais.
- Patrimonial: tem como intuito antecipar a herança aos herdeiros e cônjuges. Esse tipo de holding está focada no detentor do patrimônio, que concede para a holding seus bens e direitos.
- Administrativa: é uma forma de administração profissionalizada, que tem como objetivo aperfeiçoar e potencializar o controle empresarial, sendo responsável por todas as decisões do grupo econômico.
- Holding de controle: ter o controle societário de uma ou mais organizações para assegurar a administração do próprio negócio, mesmo com a participação de terceiros.
- Holding de participação: neste caso, não há envolvimento dos acionistas nas decisões da empresa. A participação é minoritária.
- Holding familiar: é de responsabilidade da empresa o controle dos bens de uma ou mais pessoas da família.
Vantagens de Empresas Holding
Agora que você já conhece os diferentes tipos de holding, precisa saber quais os benefícios que as empresas holding podem trazer. Confira abaixo as principais vantagens:
Economia Tributária
A carga tributária reduzida é a principal vantagem em relação à pessoa física. Na constituição de holdings imobiliárias para locação ou venda de imóveis, a carga tributária é inferior às executadas por pessoas físicas.
Planejamento Sucessório
Com a holding patrimonial familiar se torna viável decidir em vida a melhor administração dos bens, realizar partilha com reserva de usufruto ou testamento. Além de evitar conflitos entre herdeiros, se torna uma opção mais rápida e econômica.
Facilidade em declarar o IRPF
Toda tributação de receitas pela pessoa jurídica se torna mais satisfatória, mesmo com a incidência de PIS, COFINS e CSLL, se compararmos às receitas realizadas por pessoa física. As receitas de aluguel recebidas pela holding ficam sujeitas a Imposto de Renda calculado em 15% sobre 32% da receita bruta. O adicional do Imposto de Renda é de 10% sobre a parcela do lucro que exceder R$ 240 mil ao ano. O CSLL fica presumido de 32% da receita bruta, no percentual de 9%, com contribuição de PIS/Cofins no total de 3,65% sobre o total das receitas. Dessa forma, os tributos a serem pagos sobre as receitas de aluguel serão de aproximadamente 14,53% da receita bruta.
Além disso, as holdings mistas permitem a restituição de prejuízos de uma atividade com os lucros da outra, com menor taxa de imposto a ser paga. Outro ponto é a holding possibilitar a redução de custos com menor contratação de colaboradores, já que a empresa gerencia os negócios e facilita o controle administrativo.
Exemplo de Empresas Holding
Já conseguiu entender como funciona uma holding? A seguir, destacamos exemplos de holdings que utilizaram a estratégia de expansão e investimento.
Alphabet Inc
Holding responsável pelo gerenciamento do Google. A Alphabet responde por todos os produtos relacionados a web: motor de busca, Maps, Gmail, Android e Youtube. O intuito é que as divisões tenham autonomia para o desenvolvimento dos produtos, especificando os resultados de cada unidade. Dessa forma, a Alphabet é direcionada para dirigir essas companhias.
Equatorial Energia
Holding atuante no setor elétrico brasileiro, nas áreas de: distribuição, transmissão, geração, comercialização, telecomunicação e serviços. Se consolidou por meio da alta performance com cases de empresas adquiridas que apresentaram evoluções operacionais em curto período.
Norte Marketing Esportivo
Holding formada por cinco empresas brasileiras de eventos e mídia esportiva (TTK Marketing Esportivo, Ativo.com, Esfera BR Midia, Tribo Skate e Tenis Promo). Os eventos realizados pela holding são direcionados a esportistas amadores e sustentados pela receita com inscrições e vendas de produtos. Entre os principais eventos estão: a Futcup, Copa dos Campeões Boleiros da Várzea (futebol), as provas de corrida de rua Circuito das Estações e Night Run, a Bravus Race (corrida de obstáculos), além dos de tênis da Riviera e de Campos do Jordão.
Inditex
Com oito marcas fortes (Zara, Pull & Bear, Massimo Dutti, Bershka, Stradivarius, Oysho, Zara Home e Uterqüe), a holding é uma das maiores varejistas de moda do mundo. A nova aposta da holding está no investimento de vendas online.
Colina Paulista
Em seu histórico de administradores já teve Ronald Guimarães Levinsohn, se tornando uma holding de negócios nas áreas de construção civil e agricultura.
Agora Você Já Sabe!
Neste post aprendemos o que é e como funciona uma empresa holding, exploramos os diferentes tipos, os benefícios que ela proporciona e alguns exemplos práticos. A holding é responsável por exercer o controle e a segurança na gestão das empresas. O modelo vem crescendo no Brasil principalmente pelas vantagens que oferece, como os benefícios tributários.
Gostou do conteúdo? Acompanhe e nos siga em nossas redes sociais.