Quais os tipos de empresas químicas?

Diferenças entre as empresas químicas

Conheça os tipos de empresas químicas e os produtos gerados por cada uma delas, que compõem parte de um setor importantíssimo e que movimenta ativamente a economia brasileira.

O que faz uma empresa química? 

As empresas químicas estão cada vez mais se atualizando em tecnologias e inovação, e fazem a ponte com diversos outros segmentos industriais, produzindo substâncias a partir de outras de origem mais básicas. A indústria química se divide em dois grupos: um voltado para a indústria, e outro destinado ao uso final para o consumidor, como produtos inorgânicos e orgânicos.

Também há muitos outros importantes setores que atuam com produtos químicos, como a produção de combustíveis, setor relevante para a economia brasileira.

Para entendermos o processo de fabricação desses produtos químicos, pense na produção de fibras artificiais e sintéticas, por exemplo.

Veja bem, o processo das fibras artificiais dá-se a partir de uma transformação química de matérias-primas provenientes da natureza, certo? A partir das lâminas de celulose, o raiom acetato e raiom viscose seguem por caminhos diferentes. Após esse processo, a viscose passa por um banho de soda cáustica, seguido de um processo de moagem, sulfurização e maturação. Como processo final, ela é extrudada, se transformando em um filamento contínuo ou em uma fibra cortada.

Entretanto, com o acetato, o processo é diferente: no início ele passa por um banho de ácido sulfúrico, é diluído em acetona, passa pelo processo de extrusão e, por fim, pela etapa de evaporação da acetona.

Diferentemente das fibras artificiais, o processo de fabricação das fibras sintéticas é feito pela transformação de um derivado de petróleo chamado nafta petroquímica, que se transforma em benzeno, eteno, p-xileno e propeno. 

O benzeno, que é a matéria-prima base para se fabricar o náilon (poliamida 6), é obtido pela polimerização da caprolactama. 

Com o poliéster o processo é feito através de sua matéria-prima, p-xileno, usada como base. Já para se produzir as fibras acrílicas e olefínicas (polipropileno), usa-se o propeno. Assemelhando-se a lã natural, as fibras acrílicas são muito utilizadas em roupas de inverno.

Quais os tipos de empresas químicas?

Tendo crescido consideravelmente nos últimos tempos, a indústria química abriu espaço para diversas empresas se destacarem com sua produção, exigindo do profissional atuante nesta área um enorme preparo para lidar com as demandas.

A atividade industrial dedica-se à produção de bens de natureza diversa, visto que suas vertentes podem ser classificadas e divididas conforme a finalidade de sua produção ou o tipo de atividade ou setor no qual se enquadra. 

Conheça agora alguns dos tipos de empresas químicas atuantes que mais de destacam e os produtos gerados por elas:

Indústria de matéria prima para cosméticos

Geram matérias-primas como ésteres de ácidos graxos, anfóteros, alcanolamidas de óleos vegetais, sais quaternários de amônio, bases peroladas, bases auto emulsionantes, bases amaciantes, entre outras substâncias químicas para obtenção de cosméticos.

Indústria Farmacêutica

A indústria farmacêutica é responsável por produzir medicamentos, soros, vacinas e demais produtos finais que serão de uso da área da saúde. As matérias-primas de uso farmacêutico são as substâncias químicas que possuem a função de produzir medicamentos. Assim sendo, a aquisição de insumos químicos é a mais importante etapa na cadeia de produção de medicamentos em geral.

Indústria Petroquímica

Sendo a área da química relacionada aos derivados de petróleo e sua utilização na indústria, utilizam matérias-primas como o gás natural, gases liquefeitos de petróleo, gases residuais de refinaria, naftas, querosene, parafinas, resíduos de refinação de petróleo e alguns tipos de petróleo crus e carvão, tendo seus produtos classificados como básicos, intermediários e finais.

Indústria de Saneantes

Responsáveis pela fabricação de produtos que serão de uso para limpeza, higienização, desengordurantes para purificação e assepsia ideal para uso em ambientes públicos ou privados, além de equipamentos e utensílios domésticos. Ainda, há outras finalidades como o tratamento de água consumida por milhões de pessoas, possível através de produtos como o cloro, por exemplo, produzido pela gigante nacional Unipar Carbocloro, que tem o empresário Frank Geyer Abubakir como seu diretor presidente.

Deve-se ter em mente que o objetivo principal das empresas químicas é a modernização, sempre buscando as novas tecnologias e aperfeiçoando as já existentes. Para que a economia se estruture e o Brasil cresça cada vez mais, é de extrema importância levar em consideração que as empresas químicas contribuem para facilitar esse caminho e atingir o objetivo final.

Mais Notícias

Notícias Relacionadas

Advertismentspot_imgspot_img

Últimas Notícias

Cúpula Do G20 No Brasil: Novas Oportunidades Para A Cooperação De Investimentos Brasil China

Plataforma “Janela Única” promete atrair capital estrangeiro e impulsionar o crescimento econômico do BrasilÀs vésperas da Cúpula do G20 de 2024, que acontecerá no...

Sapl: Tecnologia A Serviço Da Transparência E Economicidade No Legislativo Brasileiro

O Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) tem se consolidado como uma ferramenta essencial para o funcionamento das câmaras municipais e assembleias legislativas...

O Papel Do Brasil Na Perspectiva De Investimento Global Da China: Da Cooperação Em Recursos À Nova Oportunidade No Comércio De Serviços

Nayuta Capital Expande Apoio ao Investimento Chinês no Brasil com Estrutura Especializada e Visão de Longo PrazoO investimento chinês no cenário global continua a...