A rádio CBN lançou um novo livro contando histórias de jornalistas e ex-colaboradores. A publicação “Histórias que Ninguém Ouviu” marca a jornada de 30 anos da emissora.
Veja mais detalhes sobre o lançamento e o que opinam personalidades que já trabalharam na rádio.
O que fala o livro As Histórias que Ninguém Ouviu?
O livro “As Histórias que Ninguém Ouviu” é um lançamento de colaboradores e autores que participaram da trajetória da rádio Central Brasileira de Notícias (CBN).
Criada em 1991, o canal voltado ao jornalismo e esportes, com o slogan “A rádio que toca notícia”, contou com a participação de inúmeros jornalistas e personalidades, como a jornalista Claudia Vieira Levinsohn, e outros nomes que prestigiaram a história.
O livro foi organizado por Gilson Barcellos e Dáurea Gramático, e conta com gravações de entrevistas com os autores que poderão ser acessadas por QR codes, aumentando a experiência dos leitores.
O lançamento oficial aconteceu em julho de 2022, na Fiorentina, no Leme, que tem como frequentadores principalmente jornalistas, publicitários, artistas e profissionais da área da cultura, sendo palco de uma integração entre os autores e pessoas que passaram pela CBN.
Trata-se de uma leitura importante para compreender como foi fundada uma das rádios de maior destaque do Brasil.
Autores da obra
O livro “As Histórias que Ninguém Ouviu” contou com a participação de diversos nomes marcantes. Em ordem alfabética, foram:
- Adriana França;
- Adriana Nunes;
- Alves de Melo;
- Amaury Santos;
- Cecília de Moraes;
- Cláudia Vieira Levinsohn;
- Cláudio Moura (Gaúcho);
- Danton Bohrer;
- Darcilia Lima;
- Dáurea Gramático;
- Edson Silva;
- Eliane Peixoto;
- Elza Gimenez;
- Fernando Faria;
- Gélcio Cunha;
- Gilson Barcellos;
- Iris Agatha;
- Izaura Alice;
- Jorge Guilherme Pontes;
- Laerte Rímoli;
- Liliana Rodrigues;
- Luciano Garrido;
- Marcos Antônio de Jesus;
- Maurício Menezes;
- Mônica Laplace;
- Neise Marçal;
- Nelson Nóbrega;
- Patrícia Boueri;
- Ricardo Rodrigues;
- Sérgio Carvalho;
- Sílvia Serra;
- Silvinha Monteiro;
- Simone Queiroz;
- Sônia Lara;
- Souheil Sleimann;
- Tânia Morales;
- Valéria Aguiar;
- Vitória Elizabeth;
- Wagner Sales.
A obra traz muitas histórias de bastidores, como em “O piano caiu, a notícia toca até hoje”, na qual Cláudia Vieira Levinsohn fala de sua experiência na inauguração da rádio CBN em 1991, quando estava se formando na faculdade de jornalismo. Ela foi escalada para trabalhar na produção do programa de Roberto Figueiredo, que era locutor do Repórter Esso.
O programa em questão substituiu um programa de música clássica chamado “Um Piano ao Cair da Tarde”, da Rádio Eldorado. “A mudança não foi divulgada e os ouvintes telefonavam reclamando e pedindo música. Eu atendia a todos e explicava que não haveria mais música, mas, sim, entrevistas, e complementava com o slogan: A Rádio que Toca Notícia”, revela Cláudia Vieira Levinsohn no livro.
Onde conferir o livro “As Histórias que Ninguém Ouviu”?
“As Histórias que Ninguém Ouviu” está disponível nas principais lojas brasileiras, e pode ser adquirido fisicamente ou pela internet, inclusive pelos canais Amazon e pela editora Travessa.
O conteúdo acompanha testemunhos sonoros acessíveis por QR Code, e é possível conferir depoimentos de jornalistas, radialistas e colaboradores que participaram ativamente da criação do livro.
Esta é uma leitura importante para entender a criação de uma das maiores rádios do Brasil, e trará histórias inéditas sobre as pessoas que fizeram parte dessa jornada.