BRT ao redor do mundo: conheça exemplos de sucesso

Cada vez mais, as cidades têm buscado uma forma mais sustentável e rápida de locomoção.

Dentre as opções disponíveis, está o BRT, que é um dos sistemas de transporte mais conhecidos do Brasil.

O BRT está presente em diversos países ao redor do mundo, mas as vantagens são as mesmas, independente da localização onde é implementado.

O tempo de viagem é um dos destaques do sistema de transporte, assim como a redução de emissão de poluentes, menos congestionamento e facilidade de transporte e integração.

Siga a leitura e acompanhe exemplos de sucesso do BRT ao redor do mundo.

O que é o BRT?

O sistema de transporte BRT (Bus Rapid Transit, ou ônibus de alta velocidade, em português) foi criado no Brasil, mas já é reconhecido e implementado em alguns lugares ao redor do mundo.

Ele nasceu em Curitiba, no ano de 1974 e é considerado um exemplo de sucesso mundial.

Atualmente, são cerca de 200 cidades em mais de 38 países a utilizarem o BRT.

Dos continentes usuários, a América Latina lidera o ranking, sendo o Brasil o país que transporta mais passageiros diariamente, seguido do México e da Colômbia, em terceiro lugar.

O número de instalações do sistema e corredores ultrapassou a quantidade de 400, segundo o World Resources Institute.

O BRT é conhecido como uma solução de transporte público com ótimo custo-benefício, o que faz com que países de diversos contextos socioeconômicos adotem a solução.

O reconhecimento se dá por características, como: faixas de trânsito segregadas para ônibus, serviços rápidos, corredores integrados e estações seguras e protegidas.

Ao contrário dos ônibus tradicionais, o BRT opera em corredores exclusivos, onde possuem prioridade e não enfrentam congestionamentos de tráfego.

Esses corredores dedicados podem estar localizados em vias expressas ou em faixas exclusivas nas ruas, garantindo que os meios de transporte circulem de forma mais rápida e eficiente.

Os veículos utilizados no sistema BRT são projetados para comportar um grande número de passageiros.

Eles são mais espaçosos, têm portas em ambos os lados para embarque e desembarque mais rápido, e muitas vezes contam com ar-condicionado e sistemas de informações aos passageiros, tornando a experiência de viagem mais confortável e conveniente.

O sistema BRT ainda oferece estações bem projetadas ao longo das rotas, onde os passageiros podem embarcar e desembarcar de forma organizada.

Essas estações são semelhantes a estações de metrô, com plataformas elevadas que se alinham com as portas dos ônibus.

Algumas estações podem até ter pré-pagamento de tarifas, reduzindo ainda mais o tempo de embarque.

Outro aspecto fundamental do BRT é o sistema de prioridade nos semáforos. Os ônibus do BRT são equipados com dispositivos que lhes permitem solicitar a mudança de sinalização de trânsito para verde, reduzindo o tempo de espera nos cruzamentos e melhorando a velocidade média dos ônibus.

O BRT é um sistema flexível, adaptável às necessidades específicas de cada cidade. Pode ser implementado como uma solução independente ou integrado a outros modos de transporte, como metrôs, trens ou ciclovias.

Exemplo nacional que se espalhou pelo mundo

Pode ser que muita gente não saiba, mas o sistema BRT é brasileiro. Como dissemos, ele nasceu em Curitiba (PR) e se espalhou pelo mundo como uma solução de transporte público eficiente, rápida e segura.

O BRT está presente em diversas regiões, sendo a África, América do Norte, América Latina, Ásia, Europa e Oceania.

Na pesquisa Impactos Sociais, Ambientais e Econômicos dos Sistemas BRT, a qualidade de vida é apontada como um dos benefícios, além da redução de acidentes de trânsito e emissão de gases de efeito estufa (GEE).

O relatório da EMBARQ, considera no estudo as cidades de Bogotá, Cidade do México, Joanesburgo e Istambul.

Os destaques são:

Economia média de 28 dias por ano, com a redução do tempo de viagem em Istambul;

Em Joanesburgo, os passageiros tendem a economizar cerca de 73 milhões de horas ao optar pelo BRT, entre 2007-2026;

2000 dias de trabalho perdidos em decorrência de doenças foram evitados ao reduzir a poluição atmosférica local e as emissões de poluentes na Linha 3 do Metrobus na Cidade do México.

Como outros benefícios, são citadas a prevenção de quatro novos casos de bronquite crônica e de duas mortes por ano, o que evitará um gasto estimado de 4,5 milhões de dólares por ano por aproximadamente 20 anos

Bogotá economizou cerca de US$288 milhões ao minimizar acidentes e mortes, entre 1998 e 2017.

Cidades que apostam no BRT

Ao fazer um recorte brasileiro, diversas cidades já adotaram o sistema BRT no transporte público. Entre elas, podemos citar Curitiba, Salvador e Rio de Janeiro, três grandes capitais do país.

Curitiba, que é o berço do BRT, se tornou referência quando se fala em transporte público no país.

Ele foi implementado na capital paranaense na década de 70 e foi inspirado pelos corredores exclusivos que já existiam para ônibus em outras cidades do mundo.

Na cidade não existe metrô, então a população de quase dois milhões de habitantes se locomove pela Rede de Transporte Integrado (RIT).

Em Salvador, a implementação do BRT é mais recente, mas o sistema de transporte já é responsável por transportar cerca de 12 mil passageiros diariamente, sendo seis estações BRT ativas.

No Rio de Janeiro, a implementação do BRT Rio foi realizada em algumas regiões da capital carioca e a nova frota adquirida, através da viação do empresário Jacob Barata Filho, já reduz em até 40% os intervalos das viagens na Transcarioca e Transoeste.

Viagens mais rápidas e redução de congestionamentos

A economia no tempo de viagem é uma das principais vantagens do BRT.

Esse benefício impacta cidades no mundo inteiro, como é o caso de Joanesburgo, onde os usuários economizam cerca de 13 minutos por trecho, Istambul, que possui uma economia de 52 minutos por dia pelos passageiros do metrobus e a Cidade do México que se beneficia de uma da economia de US$ 141 milhões em produtividade econômica.

No Rio de Janeiro, o aumento da demanda em 25% culminou na criação de nova linha e compras de frotas, fornecidas pelo grupo de viação do Jacob Barata Filho. A nova linha deve beneficiar 6 mil pessoas por dia.

BRT: sistema de transporte eficiente e utilizado pelo mundo inteiro

O BRT é um sistema de transporte público eficiente, rápido e de alta capacidade que oferece uma solução viável para reduzir a dependência de veículos particulares nas áreas urbanas.

Com corredores exclusivos, veículos espaçosos, estações bem projetadas e prioridade nos semáforos, o BRT visa melhorar a mobilidade urbana, reduzir congestionamentos de tráfego e promover uma forma mais sustentável de transporte público no mundo.

Mais Notícias

Notícias Relacionadas

Advertismentspot_imgspot_img

Últimas Notícias

Cúpula Do G20 No Brasil: Novas Oportunidades Para A Cooperação De Investimentos Brasil China

Plataforma “Janela Única” promete atrair capital estrangeiro e impulsionar o crescimento econômico do BrasilÀs vésperas da Cúpula do G20 de 2024, que acontecerá no...

Sapl: Tecnologia A Serviço Da Transparência E Economicidade No Legislativo Brasileiro

O Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) tem se consolidado como uma ferramenta essencial para o funcionamento das câmaras municipais e assembleias legislativas...

O Papel Do Brasil Na Perspectiva De Investimento Global Da China: Da Cooperação Em Recursos À Nova Oportunidade No Comércio De Serviços

Nayuta Capital Expande Apoio ao Investimento Chinês no Brasil com Estrutura Especializada e Visão de Longo PrazoO investimento chinês no cenário global continua a...