Colheita de soja: Oeste da Bahia inicia as produções deste ano

A Colheita de soja: Oeste da Bahia inicia as produções deste ano

O Oeste da Bahia iniciou a colheita de soja da safra 2022/2023 em fevereiro deste ano, e aguarda bons resultados em sua produção.

A região é conhecida por concentrar uma das maiores áreas de plantio do estado, e conta com dois dos maiores municípios produtores no Brasil. 

Inclusive, a cidade de Formosa do Rio Preto conta com grandes nomes da produção, como o Agronegócio Estrondo, que contribui de forma significativa para a produção de soja do Brasil.

Por esse motivo, a colheita da nova safra no oeste baiano pode superar os números do ano anterior. Veja mais detalhes sobre a atividade e as principais características do plantio na localidade.

Qual a expectativa de produção de grãos no Brasil?

A expectativa da produção de grãos no Brasil para a safra 2022/2023 é de superar mais de 300 milhões de toneladas no próximo ano, com aumento de 15% em relação ao ciclo 2021/22, e essa pode ser a primeira vez que o País atinge essa marca de colheita.

Vale destacar a produção de soja no Brasil, com a terceira maior estimativa para o ciclo 2022/2023, com crescimento de 4,6% em relação à safra passada. O volume pode chegar a 153,48 milhões de toneladas, um recorde para a cultura.

Apenas no oeste da Bahia, a previsão é de 1,086 milhão de hectares, contribuindo para a colheita de soja. Conforme avaliação da Associação dos Agricultores e Irrigantes do estado (Aiba), o oeste da Bahia terá uma colheita de 67 sacas de soja por hectare plantado, contribuindo de forma significativa para o recorde nacional.

Com isso, a perspectiva é de um aumento de 12%, ou 800 mil toneladas a mais, em comparação às colheitas do ano anterior na região. Outras culturas, como algodão e milho, também apresentaram crescimento significativo, influenciando na produção de grãos no Brasil para a safra de 2022/2023.

A influência do Plantio Direto na produção de soja 

Além de se destacar pela colheita de soja, o oeste da Bahia também chama atenção pelo uso da técnica do plantio direto.

Esse formato é fundamental para reduzir as agressões ao solo, diminuir o tempo de replantio e contribuir para uma diminuição na emissão de gases prejudiciais para o efeito estufa.

Com o plantio direto, o solo não precisa ser arado de forma convencional, e utiliza os nutrientes da própria terra, coberta com palha, para desenvolver as culturas. Isso permite plantar e colher em menos tempo útil.

O Agronegócio Estrondo, por exemplo, aplica essa prática desde 2000, e permite que a produção de soja no Oeste da Bahia seja menos agressiva para o solo e para a atmosfera.

Além disso, o plantio direto também é uma alternativa que permitirá ao Brasil atingir os objetivos da Organização das Nações Unidas (ONU) mais rapidamente, sem comprometer sua produtividade.

O que esperar da produção de grãos no Brasil?

Para a produção de grãos no Brasil, é possível esperar números recordes na safra 2022/2023, especialmente no oeste baiano, que possui expectativa de aumento de 12% na produção – neste ciclo. 

Segundo a Aiba, a alta demanda do mercado externo e as condições meteorológicas favoráveis, podem fazer do Brasil o maior produtor de soja, pelo segundo ano consecutivo, e com importante participação dos produtores da Bahia.

Dessa forma, o cenário brasileiro terá um destaque mais significativo nos resultados da próxima colheita, com expectativa de recordes e maior visibilidade na exportação.

Mais Notícias

Notícias Relacionadas

Advertisment

Últimas Notícias

FS Logistics Marca Presença na Intermodal 2024, o Maior Evento de Logística da América Latina

A empresa referência no setor visita a principal feira de Logística, conferindo as inovações e tendências para o mercado.A FS Logistics, referência no setor...

Explorando a Versatilidade dos Filamentos PLA, ABS, PETG e TPU da 3DProcer para Impressão 3D

A impressão 3D tem aberto novos horizontes para criadores, designers e engenheiros em todo o mundo. Uma parte crucial desse avanço é a escolha...

Elevando a Impressão 3D com os Filamentos PETG da 3DProcer

A impressão 3D tem revolucionado o design e a fabricação, oferecendo flexibilidade e inovação inigualáveis. Um dos materiais mais versáteis para essa tecnologia é...