como aumentar as vendas neste fim de ano?

Black Friday, Copa do Mundo e Natal: como aumentar as vendas neste fim de ano?

Pequenas e médias empresas brasileiras esperam faturar mais da metade da receita anual no último trimestre com a Black Friday, Copa do Mundo e Natal. 

Especialistas apontam a temporada como uma ótima oportunidade para a conquista de clientes, especialmente, através das redes sociais. “O modelo figital, sem distinção entre a venda física e a digital, é tendência de comportamento entre os consumidores”, aponta a diretora de marketing Priscilla Levinsohn.

Por isso, é importante saber quais estratégias adotar para otimizar as negociações na sua loja, especialmente para acompanhar as tendências dos próximos meses.

Veja o que esperar do mercado e dicas de profissionais para adaptar o seu negócio para as vendas no fim do ano.

Qual a expectativa para essas datas no ano de 2022?

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que a Copa do Mundo 2022, principal evento esperado para novembro, irá movimentar R$ 1,48 bilhão em vendas relacionadas ao segmento. O valor é 7,9% acima do registrado na competição de 2018.

Enquanto isso, outras pesquisas também indicam expectativas positivas para a Black Friday e para o Natal 2022, com crescimento nas buscas por vestuário, alimentação e eletrônicos. O último trimestre pode ter um rendimento 29% maior do que o mesmo período em 2021.

Em dezembro, os eventos de final de ano podem fazer com que o comércio fature 12% mais em relação a outros períodos, considerando as comemorações agendadas.

O que os especialistas dizem? 

Especialistas da Meta indicam que os próximos eventos, como Black Friday, Copa do Mundo 2022 e Natal 2022, irão movimentar, principalmente, os pequenos e médios empreendimentos brasileiros, que poderão faturar mais da metade da receita anual no último trimestre do ano. 

Isso porque o ambiente está ainda mais positivo, por ser a primeira sequência de eventos após o fim das medidas de contenção da pandemia, com abertura total do comércio físico.

No entanto, esses resultados serão totalmente afetados pelas práticas digitais, que foram a alternativa mais buscada para manter as atividades durante o isolamento social. Por esse motivo, profissionais indicam a necessidade de equilibrar os dois canais.

“A capacidade de adaptação está sendo cada vez mais exigida tanto no varejo físico quanto no digital. O novo tempo demanda dos lojistas a construção de oportunidades diante das mudanças que aparecem, sem deixar de lado a interação entre as pessoas. No período de pandemia e agora no pós-pandemia, por exemplo, as vendas via WhatsApp cresceram muito. O metaverso também chegou como mais um novo canal para oferecer produtos e serviços diferenciados para o cliente. E os shoppings seguem no meio disso tudo, sempre auxiliando na intermediação entre lojista e consumidor, além de se fortalecer como uma grande rede de socialização e de novas experiências”, opina Priscilla Levinsohn, diretora de Marketing do Colinas Shopping, em seu artigo para o portal Exame.

Assim, especialistas dizem que a época será aquecida, mas que os empreendimentos deverão se atentar para atender ao público em mais de um formato.

Como se preparar para a Black Friday, Copa do Mundo 2022 e Natal 2022?

Para se preparar para os eventos de fim de ano e aumentar as vendas, é essencial atuar nos canais de preferência dos consumidores, e fazer estratégias que unam digital e físico.

Nos dados levantados pelo portal Estadão, 83% dos entrevistados planejam alguma comemoração nessa grande temporada, enquanto 65% pretendem antecipar as compras natalinas. 

Por esse motivo, é importante organizar o estoque com antecedência para o Natal 2022, e unificar as vendas para atender a Black Friday e a Copa do Mundo 2022.

Ainda, vale a pena seguir as orientações de especialistas como Priscilla Levinsohn, que atuam no cenário, e adaptar o negócio para fortalecer as vendas. Assim, será possível aproveitar a temporada de eventos da melhor forma possível.

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