Governança e Centro de Governo

O estudo e a implantação da Governança precedem a idealização do Centro de Governo. O Centro de Governo caracteriza-se por ser uma estrutura administrativa que presta apoio direto ao chefe do Poder Executivo para, dessa forma, haver uma melhor gestão de políticas públicas, potencializando os resultados. Mediante esforços coordenados e ações coesas, almeja-se o gerenciamento integrado das diretrizes do Governo.

Na esfera federal, são exemplos de órgãos de Centro de Governo a Casa Civil, o Ministério da Fazenda e a Controladoria-Geral da União. Em âmbito municipal, os órgãos vocacionados ao desempenho da função são o Gabinete do Prefeito (e, se houver, a Casa Civil), ou a Secretaria de Planejamento, a Secretaria da Fazenda ou ainda a Controladoria do Município, se existir. Essas estruturas são variáveis e o mais importante são as competências exercidas, e não a sua eventual nomenclatura.

Segundo o brilhante Procurador Federal e Mestre em Administração Pública, Professor Daniel Catelli, o trabalho com evidências e análises relevantes, possibilita o adequado funcionamento do esforço governamental, evitando a sobreposição entre políticas públicas, mau direcionamento e disfuncionalidades. A associação da eficiência técnica, de uma equipe com conhecimento e capacidade crítica, com informações fundamentadas em dados, asseguram a avaliação, direção e monitoração da Administração, e propicia a montagem de uma estratégia diretiva coerente a longo prazo. O resultado esperado é uma atuação planejada, operacional e assertiva com sinergia entre os órgãos governamentais, atendendo as necessidades e expectativas dos cidadãos e os interesses do Governo.

Um Centro de Governo estruturado, sólido é política de Estado em sentido amplo, independente da direção política, pois amplia a capacidade de resolução dos problemas públicos, e oportuniza um programa de governo continuado. Alguns problemas da não estruturação do Centro de Governo são evidenciados pela falta de planejamento, ausências de objetivos e metas, desgaste interno pela adoção de políticas imediatistas e dados insuficientes para monitorar e acompanhar as ações, sucedendo em ações erráticas e deficiente gestão de crises.

Na esteira da relevância da Governança, o Centro de Governo exercita as funções de estratégia, controle e liderança. A estratégia relaciona-se com o planejamento estratégico e alinhamento orçamentário para a geração de informações e gerenciamento de riscos; o controle está associado com a coordenação, supervisão e transparências; e a liderança está ligada com a formação e desenvolvimento de agentes públicos, visando valorizar a eficiência organizacional e o aprimoramento da administração. A concepção mais moderna da (nova) Gestão Pública harmoniza com os preceitos e perspectivas da Governança Pública, buscando um funcionamento célere, eficiente, efetivo e eficaz da Administração, por meio da disseminação de boas práticas. A análise e priorização de algumas políticas pelo Centro de Governo, de forma adequada, produz dinamicidade e qualidade do sistema político-administrativo, com uma visão sistêmica coordenada de políticas transversais, respeitando os compromissos contidos no plano de governo e alcance do bom desempenho de serviços públicos, a fim de evitar que as transições de governo comprometam a execução do devido planejamento.

A mudança de comportamento e adoção dos princípios da Governança Pública, em conjunto com a implementação do Centro de Governo, são avanços na gestão administrativa, que contribuem para transparência governamental, credibilidade e confiabilidade aos atos e iniciativas dadas como prioritárias do poder público. Também o Centro de Governo atua no aconselhamento político, com o intuito de apoiar a tomada de decisões para questões administrativas relevantes, impactando na qualidade dos serviços públicos ofertados à população.

Eduardo Gil da Silva Carreira

Advogado OAB/RS 66.391

Membro do Comitê Governança no Poder Legislativo da Rede Governança Brasil

Pós-Graduando em Governança Pública – EBRADI

Mais Notícias

Notícias Relacionadas

Advertismentspot_imgspot_img

Últimas Notícias

A Evolução Tecnológica Nas Sessões Plenárias Com Apoio Do Interlegis

A Câmara Municipal de Monte Mor, no ano de 2018, iniciou a utilização do software de apoio ao processo legislativo em uma versão antiga e...

O Programa Interlegis Do Senado Federal Ao Longo De Seus Mais De 27 Anos, Trabalha Para Um Parlamento Brasileiro Moderno, Forte E Integrado

O senado federal possui em sua estrutura administrativa uma Escola de Governo intitulada Instituto Legislativo Brasileiro - ILB, cuja previsão se dá por meio da...

Com Largada Excepcional, Beto Monteiro Fatura Pódio Na Corrida De Abertura Do Campeonato Da Copa Truck No Mato Grosso Do Sul

Piloto pulou de terceiro para segundo lugar no final da primeira reta após a largada, sustentou a segunda posição de ponta a ponta e...