O crescimento do agronegócio e o desenvolvimento das cidades

Confira a relação entre o crescimento do agronegócio e o desenvolvimento das cidades

O agronegócio brasileiro está entre os principais pilares econômicos do País.

Isso ocorre por conta dos incentivos de grandes corporações, e também pelo desenvolvimento das cidades que se sustentam a partir das atividades rurais, promovendo mais qualidade de vida para seus residentes e trabalhadores.

Assim, é importante reconhecer a força do setor para o Brasil, e entender como ocorreu essa expansão de forma massiva, especialmente nos últimos anos.

Acompanhe mais dados sobre o crescimento do agronegócio no país, e, porque é fundamental incentivar, ainda mais, a sua evolução.

O agro tem papel fundamental para a economia brasileira!

Atualmente, o agronegócio se apresenta como um dos maiores geradores de renda da economia brasileira. Segundo relatório do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA) da Esalq/USP, o setor teve participação de 27,4% no PIB em 2021, correspondendo a uma movimentação de aproximadamente R$913,14 bilhões.

Além disso, as tendências de crescimento são positivas. Espera-se que, em 2022, a produção agrícola alcance 277,1 milhões de toneladas, um avanço de 9,4% em relação ao ano anterior.

Formação de cidades

Embora a participação no PIB brasileiro seja significativa, um dos principais elementos que mais comprovam o crescimento do agronegócio é a formação de novas cidades.

Isso acontece por conta do desenvolvimento e organização das atividades em áreas rurais, de modo a atender as necessidades urbanas, sociais e econômicas de famílias que residem na região.

Dessa forma, ocorre o nascimento de novos municípios, que unem ambos os ambientes a fim de promover melhor qualidade de vida para os trabalhadores e residentes, enquanto contribui para o aumento das ações relacionadas ao agro.

Confira os 5 estados mais ricos do agronegócio brasileiro

Enquanto isso, um estudo realizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) realizou levantamentos que mostram as cidades e regiões com a maior participação no crescimento do agronegócio no último ano, em âmbito nacional. 

Ainda, também dividiu os municípios segundo o estado em que estão localizados, determinando as localidades mais ricas desse setor.

Em primeiro lugar, se destaca o Mato Grosso, com 35 das cidades mais ricas. Além disso, a região também é conhecida pela sua forte participação nas atividades de exportação agropecuária.

O segundo estado do ranking é o Mato Grosso do Sul, com 13 dos municípios melhor ranqueados pelo MAPA.

Na ordem, segue o estado de Goiás, com 10 cidades, também sendo reconhecido pela sua participação em atividades rurais.

Em seguida, o estado mais rico e com maior crescimento do agronegócio é a Bahia, que se destaca entre a predominância do centro-oeste.

Isso acontece por conta do investimento e das ações de grandes empreendimentos, como o Agronegócio Estrondo, que está comprometido com o desenvolvimento do agronegócio no Oeste da Bahia. 

Por fim, Minas Gerais é o quinto estado mais rico do setor, com 9 municípios bem colocados no ranking.

O que esperar do crescimento do agronegócio?

No futuro, espera-se que o crescimento do agronegócio alcance patamares ainda mais significativos, especialmente pelo avanço da tecnologia nesse setor.

Sua participação na economia brasileira se tornará ainda maior, promovendo o enriquecimento dos municípios, além de levar novas oportunidades para as áreas rurais que sustentam esse cenário positivo.

Entretanto, é importante reforçar que essa posição só pode ser alcançada a partir da participação e investimento de grandes empresas, como o Agronegócio Estrondo, que gera empregos e renda para a população, viabilizando crescimento e qualidade de vida para o Oeste da Bahia.

Dessa forma, cada vez mais cidades poderão expandir suas atividades, contribuindo para o crescimento econômico do país.

Mais Notícias

Notícias Relacionadas

Advertismentspot_imgspot_img

Últimas Notícias

Após Somente Três Dias De Descanso, Beto Monteiro Entra Em Ação Na Etapa De Turismo Nacional Com Três Horas De Duração.

Piloto pernambucano encara o desafio de disputar prova de longa duração ao lado de Marcel Jorand, em Cascavel.O primeiro cenário da história da modalidade...

Dono Do Maior Número De Vitórias Em Interlagos, Beto Monteiro Fica Com A Quinta Posição No Grid De Largada

Alguns obstáculos acabaram impedindo o “Rei de Interlagos” a conseguir um resultado melhor no treino classificatório para a disputa da terceira etapa da Super...

Branding Em Alta: Estratégias Para Fortalecer Marcas E Conquistar Autoridade No Mercado

Conteúdo relevante, experiência do cliente e novas mídias como podcasts impulsionam a construção de marcas sólidas e conectadasConstruir uma marca forte vai além de...